Biblioteca Virtual em Saúde

Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos

Sobre

Histórico

Histórico do Serviço SCAD

1. Introdução

A BIREME coordena e opera o serviço cooperativo entre bibliotecas para o acesso a documentos desde a sua fundação em 1967. Participam do SCAD 1.5673 bibliotecas do Brasil e 1.248 dos demais países da América Latina e Caribe. O serviço tem operação online no âmbito da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) com o nome de Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos (SCAD) no endereço http://scad.bvs.br, combinando o uso de coleções em papel, principalmente da Biblioteca da UNIFESP, da Rede de Bibliotecas Cooperantes e coleções eletrônicas (online), com destaque para o Portal de Periódicos da CAPES.

O SCAD é parte integral do programa de cooperação técnica da BIREME para fortalecer e ampliar o acesso à informação e ao conhecimento científico nos sistemas de pesquisa, educação e atenção à saúde da América Latina, como definido no Convênio de Manutenção e Desenvolvimento da BIREME, estabelecido em março de 1967 entre a UNIFESP, os Ministérios de Educação e da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo (SES-SP) e a OPAS/OMS. Embora o serviço opere o acesso a todo tipo de documento, os artigos científicos predominam com 97% das solicitações.

Desde o seu início, o serviço fez uso do correio, do telex, do fac-símile e das várias formas de tele-processamento anteriores à Internet. Por mais de três décadas, foi o único e mais eficiente serviço de acesso a artigos científicos que dispunha a comunidade de professores, estudantes, pesquisadores e profissionais da América Latina e Caribe, considerando as limitadas coleções nacionais de periódicos.

Com a progressiva predominância da publicação científica online na Web desde o seu aparecimento nos anos 90, o SCAD passou a ser um serviço complementar aos serviços e portais que publicam online documentos em formato digital, principalmente as coleções de periódicos.

No Brasil, o Portal de Periódicos da CAPES promoveu a mais importante democratização no acesso aos periódicos científicos que se tem conhecimento entre os países em desenvolvimento em todo o mundo. Paulatinamente, todos os países da América Latina e Caribe estão seguindo a solução liderada pela CAPES no Brasil. Os países menos desenvolvidos e de médio ingresso são atendidos pelo programa HINARI, liderado pela OMS e as principais Editoras (publishers), e que oferece acesso sem custos ou com custos reduzidos a uma coleção dos principais periódicos científicos em ciências da saúde.

Ao mesmo tempo, os principais periódicos publicados nos países da América Latina e Caribe vêm sendo publicados em acesso aberto por meio da rede SciELO. Desta forma, a grande maioria das instituições acadêmicas da América Latina e Caribe, particularmente no Brasil, tem acesso atualizado e livre aos periódicos científicos internacionais e nacionais.

Entretanto, mesmo na sua condição de serviço complementar aos portais online de acesso a periódicos, o SCAD continua sendo um serviço essencial para o Brasil. De fato, o SCAD já processou mais de 6 milhões de solicitações de cópias de documentos desde sua existência como Serviço coordenado pela BIREME. No ano 2000 atingiu sua maior marca com 379 mil solicitações processadas, o que correspondeu a uma média de 1600 solicitações por dia. Como já era esperado, a partir do ano 2001 o volume de solicitações do serviço vem diminuindo a uma média de 11% a cada ano. Em 2013 foi registrada uma média de 372 solicitações por dia, e em 2014 a média foi 304 solicitações ao dia, totalizando 73.051 solicitações processadas. Nos últimos 14 anos, o Serviço SCAD vem acumulando sucessivas quedas no número de solicitações de cópias de documentos, sendo que só em 2014 a queda foi de 18% em relação ao ano anterior.

A Figura 1 representa o volume de pedidos processados pelo SCAD nos últimos anos e demonstra a queda no número de solicitações de cópias de documentos.

 Figura 1 - Serviço SCAD - Pedidos processados no período de 2000 a 2014

Figura 1 - Serviço SCAD - Pedidos processados no período de 2000 a 2014

2. Rede de Bibliotecas Cooperantes do SCAD

O serviço SCAD opera com uma rede de 2.821 bibliotecas e centros de documentação em saúde da AL&C, com 599 bibliotecas cooperantes que fornecem e solicitam cópias de documentos e 2.222 bibliotecas participantes que solicitam cópias para atender as suas comunidades de usuários.

Para o serviço SCAD, a Biblioteca da UNIFESP foi durante muito tempo a mais importante coleção de periódicos da AL&C, utilizada para atender pedidos de fotocópias de bibliotecas e usuários individuais, com ênfase nos sistemas de pesquisa, educação e atenção à saúde do Brasil e América Latina.

De acordo com o Convênio de Manutenção e Desenvolvimento da BIREME:
  • a coleção de periódicos da UNIFESP é gerida pela BIREME para atender tanto a consulta local de fascículos dos usuários da Biblioteca Central da UNIFESP como o fornecimento de cópias de artigos para usuários remotos do SCAD;
  • A renovação da coleção de periódicos é financiada pelo Ministério da Educação desde 1967. A partir de 1998, a CAPES assumiu a responsabilidade de financiar a renovação anual das assinaturas. Desde o lançamento do Portal de Periódicos da CAPES, não foram renovadas as assinaturas em papel daqueles títulos de revistas acessíveis e disponíveis no Portal. Esta política reduziu muito o número de assinaturas de revistas da coleção da UNIFESP. No entanto, desde 2006 a renovação de assinatura para os títulos de revistas não disponíveis no Portal CAPES não foi realizada, uma vez que o recurso não foi repassado à UNIFESP.
  • Em abril de 2013, a CAPES suspendeu o acesso da BIREME ao Portal de Periódicos e a Reitoria da UNIFESP, juntamente com a BIREME, enviou documentação que respalda o acesso da BIREME ao Portal Periódicos, que é o Convênio de Manutenção e Desenvolvimento da BIREME onde o Ministério da Educação é um dos signatários.
O SCAD também tem parcerias estabelecidas com outros serviços de comutação bibliográfica, para atender às solicitações de documentos não localizados nas coleções das Bibliotecas Cooperantes do SCAD. O serviço oferecido pela National Library of Medicine (NLM) dos Estados Unidos tem sido o mais utilizado para o atendimento de solicitações previamente autorizadas pelos usuários.


3. O modelo de financiamento do SCAD

A operação do SCAD e da coleção UNIFESP, incluindo o acesso ao Portal de Periódicos da CAPES e outros portais, a cooperação entre as bibliotecas para o uso compartilhado das coleções, o uso da NLM e British Library e o atendimento local, é financiada com um modelo de gestão de recursos e receitas baseados na recuperação de gastos e investimentos específicos com uma composição derivada do Convênio de Manutenção da BIREME:


  • A UNIFESP contribui com a coleção de periódicos da sua biblioteca;

  • O MEC financia a coleção de periódicos da UNIFESP que serve ao SCAD, restrita aos títulos não disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES. O Portal é considerado como uma extensão da coleção em papel da UNIFESP e seu uso de acordo com as restrições de acesso; e

  • A BIREME contribui com a gestão e operação da coleção UNIFESP, do SCAD e da Rede de Bibliotecas, das relações internacionais, da infraestrutura de metodologias e tecnologias.


O SCAD é um dos sistemas mais complexos e sofisticados de comutação bibliográfica que operam internacionalmente. O seu funcionamento está descrito detalhadamente no site http://scad.bvs.br Todos os usuários do sistema são cadastrados. Os atendimentos realizados pelo serviço SCAD são registrados e contabilizados a favor da biblioteca que atende ao pedido e debitado na conta do solicitante. As bibliotecas que atendem aos pedidos são denominadas cooperantes. Os solicitantes são divididos em três classes: bibliotecas cooperantes, bibliotecas participantes que solicitam pedidos para atender a sua comunidade e usuários individuais. O serviço privilegia a cooperação entre as bibliotecas. No final do mês o sistema faz a compensação, com o pagamento das bibliotecas cooperantes com crédito e cobrança dos usuários com débito. Para manter os custos de sua operação o SCAD retém o valor adicional ao das bibliotecas cooperantes que é cobrado dos pedidos das bibliotecas participantes e dos usuários individuais.

Os preços do SCAD variam de acordo com o tipo de usuário solicitante, local do atendimento (Bibliotecas do Brasil, de outros países da América Latina e Caribe, ou NLM), e forma de envio do documento. Os preços do SCAD são exclusivamente para cobrir os custos da reprodução e envio dos documentos aos usuários solicitantes.
 
SCAD - Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos
BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde
Rua Vergueiro, 1759 • 04101-000 • São Paulo/SP • Brasil
Tel: +55 11 5576-9835 / 5576-9846